Diabetes mellitus: o que é, quais os sintomas e como evitar

receitas-para-diabeticos-300x250-2

Se tem uma doença que preocupa, principalmente quando não é tratada, é o diabetes mellitus. O pior de tudo é que há milhões de brasileiros nessa situação, sendo que alguns sequer sabem e podem acabar tendo complicações gravíssimas por não saberem.

Saiba mais sobre essa doença, veja os sintomas e aprenda o que você pode fazer para evitá-la!

O que é diabetes mellitus

A palavra “mellitus” vem do latim e traduzida quer dizer “mel”. O nome foi dado ao tipo de diabetes no qual a quantidade de insulina produzida pelo corpo é reduzida ou simplesmente zero, o que faz com que os níveis do açúcar no sangue se elevem, acarretando em diversos problemas.



Existem dois tipos de diabetes mellitus. O primeiro é o que acomete normalmente a crianças e adolescentes. O segundo geralmente aparece em adultos já sofrem de obesidade. Em ambos os casos, as causas e sintomas são os mesmos ou bem parecidos.

Sintomas do diabetes mellitus

É fato que nosso corpo precisa da glicose, pois é fonte energética. Entretanto, quando ela passa a ser produzida em excesso, isto leva a uma série de complicações. É quando o corpo começa a dar os sinais de que há algo errado e que precisa ser tratado.



O paciente diagnosticado com diabetes mellitus apresenta os sintomas que listarei abaixo:

  • Muita sede
  • Maior produção de urina
  • Boca seca
  • Aumento do apetite
  • Emagrecimento
  • Má-cicatrização
  • Entre outros

Como você pode ver, os dois tipos dessa doença tão incômoda apresentam os mesmos sintomas. Porém, uma vez que se inicie o tratamento, é possível amenizar a situação e levar uma vida sem ter grandes preocupações.

como-evitar-o-diabetes

Como evitar

Se você não quiser correr o risco de desenvolver o diabetes mellitus, a principal recomendação é que você se exercite e adquira hábitos alimentares saudáveis. Isto quer dizer que você não pode ficar parado o dia todo, mas antes deve praticar exercícios físicos regularmente, além de comer alimentos que fazem bem à sua saúde, evitando os prejudiciais.

Leia também: Emagrecer | Melhores dicas para emagrecer rápido

Mesmo se você trabalha e/ou estuda o dia inteiro, tente fazer caminhadas, esteira, pular corda ou qualquer outra atividade física, pois assim você previne a doença e muitas outras também.

Quanto ao que comer, você pode se consultar com um(a) nutricionista e ele(a) montará um cardápio que seja o mais saudável possível.

Vale ressaltar que consultas de rotina são bem-vindas, ou seja, não deixe de visitar seu endocrinologista para ver como as taxas de insulina estão.

Da mesma maneira, você pode estar realizando o exame de curva glicêmica semestral, o que te permitirá saber se os níveis de açúcar estão no valor ideal.

Bom, agora você já sabe o que é diabetes mellitus, conhece cada sintoma mais comum e também já está ciente do que fazer para evitar.

como-emagrecer-de-vez

Então espero que você coloque tudo o que eu disse acima em prática e que continue com muita saúde. Qualquer dúvida, dica ou sugestão, deixe um comentário. Sua opinião será sempre bem recebida e ainda poderá ajudar os outros leitores.

Até o próximo post!

compartilhe

receitas-para-diabeticos-624X300

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *