Obesidade Infantil: Como Evitar Que Seu Filho Se Torne Obeso

receitas-para-diabeticos-300x250-2

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de gordura corporal que interfere de forma negativa e prejudica o bem estar e a saúde de uma criança.

Geralmente, o diagnóstico da obesidade infantil é feito com base no (IMC) índice de massa corporal, e requer uma atenção especial, haja vista, a obesidade em crianças pode provocar  muitos prejuízos para a saúde, de modo que essa doença já é reconhecida como um grande problema de saúde pública.

Segundo os especialistas em obesidade infantil, quando o peso corporal de uma criança de até 12 anos de idade ultrapassa em 15% o peso ideal correspondente a idade dessa criança, uma luz vermelha se acende dando um sinal de alerta que a criança está se tornando obesa e alguma atitude precisa ser tomada para evitar complicações mais graves para a saúde dela.



A obesidade infantil se tornou um problema mundial

De acordo com a (O.M.S) organização mundial de saúde, esse problema tem se agravado de forma bastante considerável,  principalmente nos países desenvolvidos. Uma pesquisa realizada no ano de 2010 já apontava mais de 42.000.000 (quarenta e dois milhões) de crianças obesas em todo o mundo e cerca de 35.000.000 (trinta e cinco milhões) desses pequenos obesos vivem em países em desenvolvimento.

Infelizmente, a obesidade infantil é algo que tem se tornado comum nos tempos atuais.



Isto se deve ao fato de, cada dia mais, as crianças estarem conectadas na internet, além de uma má alimentação e da falta de atividades físicas. Portanto, hoje vou te dar algumas dicas de como evitar que seu filho se torne um obeso. Continue lendo o texto e saiba mais!

Causas da obesidade infantil

Essa é uma doença que pode estar relacionada a uma série de fatores. Porém, os mais comuns e que realmente podem fazer com que as crianças fiquem obesas são:

  • sedentarismo
  • maus hábitos alimentares

Quem não pratica exercício regularmente tem uma grande tendência a engordar, pois o corpo não vai ter como queimar a gordura, que é fonte de energia, e vai acumulá-la gradativamente.

Já o fato de não haver horário certo para comer e a ingestão de alimentos calóricos é ainda pior, sendo uma das principais causas da obesidade infantil e também em adultos.

Vale ressaltar que existem outras razões que levam ao ganho de peso, tais quais questões genéticas (obesidade hereditária), problemas psicológicos e emocionais, e disfunções hormonais.

Sendo assim, é muito importante que os pais saibam reconhecer o que está fazendo os filhos engordarem para então determinarem a melhor forma de tratamento.

Como evitar que seu filho se torne um obeso

obesidade-infantil

Existem algumas atitudes que todo pai e/ou mãe pode tomar para prevenir a obesidade infantil e, dessa maneira, impedir que seus filhos se tornem obesos. Veja o que você pode fazer:

Criar um cardápio semanal balanceado e variado: este é o melhor jeito de criar bons hábitos alimentares e fazer com que seu filho coma alimentos saudáveis e não enjoe das refeições.

Lembre-se que também é de suma importância estabelecer horários para cada refeição e o intervalo entre cada uma não deve ser maior do que 3 horas (isto vai manter o metabolismo em alta e a queima de calorias também).

Leia também: Emagrecer | Melhores dicas para emagrecer rápido

Incentivar a prática de exercícios físicos: independente de você morar na cidade ou no campo, é importante que suas crianças se exercitem (e você também para incentivá-los).

Pular corda, andar de bicicleta, caminhar e correr são algumas das opções de atividade física que toda família pode (e deve) fazer.

Além disso, regule o tempo que seus filhos passam assistindo televisão ou usando o computador, celular, etc. Duas horas por dia já está bom.

Outro ponto é não deixá-los ir para a cama muito tarde já que quanto mais eles demorarem, maior é a probabilidade de haver refeições fora de hora.

Considerações finais

Bom, essas são as minhas dicas sobre como evitar a obesidade infantil. Entretanto, eu recomendo que, para maiores esclarecimentos, você procure o auxílio de um(a) nutricionista, pois é a pessoa mais recomendada para te explicar tudo sobre o assunto e responder quaisquer perguntas que você tiver relacionadas a esse tema.

Leia também: 

Shake da hinode versus shake da herbalife

Espero que você tenha gostado do artigo e que tudo o que falei aqui seja útil para que você tenha como evitar que seu filho se torne obeso.

compartilhe

receitas-para-diabeticos-624X300

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *