Obesidade – principais causas e consequências para a saúde humana

receitas-para-diabeticos-300x250-2

A obesidade é uma doença muito séria que, infelizmente, tem atingido cada dia mais e mais pessoas no Brasil e pelo mundo todo. Porém, assim como qualquer outro problema de saúde, existem causas que levam uma pessoa a ficar obesa e posteriormente surgem as consequências. Saiba mais sobre este assunto e entenda porque é importante manter-se em boa forma física!

Causas da Obesidade

Há diversos motivos que levam uma pessoa a ficar acima do peso, sendo que os mais conhecidos são a falta de atividade física e maus hábitos alimentares.

É por isto, aliás, que o tratamento mais recomendado é exatamente uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.



Entretanto, quando alguém fica obeso, pode ser que o problema esteja relacionado a outras questões que não sejam as citadas acima.

Há quem já nasça obeso pelo fato dos pais também serem obesos e, dessa forma, o filho cresce com uma tendência a engordar. Isto é chamado de obesidade hereditária.



Outra causa da obesidade é a ansiedade. Isto em se tratando daqueles que, ao ficarem muito ansiosos, só conseguem se acalmar se comerem alguma coisa.

Aqui também podemos citar diversos outros problemas de ordem emocional e/ou psicológica, os quais levam a pessoa a distúrbios alimentares.

Além de todas as causas da obesidade já mencionadas, há outra muito séria que são as taxas de hormônio desreguladas. Neste caso, a pessoa faz de tudo para emagrecer e não consegue de maneira alguma.

Consequências

obesidade-principais-causas-e-consequências

Os problemas de saúde resultantes dessa doença podem ser amenos e graves dependendo do grau da obesidade.

Uma consequência bastante comum e que se agrava a medida que a pessoa vai ganhando mais peso é a falta de ar.

Isto acontece porque a própria gordura corporal vai comprimindo e apertando os pulmões.

Leia também: Emagrecer | Melhores dicas para emagrecer rápido

O coração de uma pessoa obesa também tem maior dificuldade para bombear o sangue e as veias, artérias e vasos sanguíneos ficam obstruídos com a gordura.

Isto resulta em inchaço dos membros periféricos (pés, mãos) e pode acabar em infartos, AVCs e outros problemas ainda piores.

Vale lembrar que quando alguém está obeso, a autoestima cai muito, pois a pessoa fica triste com a situação e com os olhares de todos por onde quer que ela passe.

Isto pode levar à depressão e ao consequente isolamento, o que colabora ainda mais para o aumento da obesidade. Como você pode perceber, são muitas as consequências dessa doença.

O que fazer

Bom, eu não poderia terminar esse artigo sem deixar algumas dicas para você que está obeso e busca por um tratamento eficaz.

O que eu posso te recomendar é que você faça uma consulta com um(a) nutricionista e comece a fazer reeducação alimentar o quanto antes, além de se exercitar.

Lembre-se de que, quanto mais cedo você começar a tratar a obesidade, mais logo você vai perder peso e, assim sendo, poderá evitar as tão tristes consequências da obesidade.

O importante é que você não se renda a essa doença, mas lute contra ela e jamais desista. Você vai ver que é possível emagrecer!

compartilhe

receitas-para-diabeticos-624X300

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *