Principais Doenças Causadas Pelo Sedentarismo e Como Evitar

receitas-para-diabeticos-300x250-2

Uma vida sedentária é sinal de baixa qualidade de vida e uma porta escancarada para problemas de saúde.

Nosso corpo foi feito para se movimentar e quando não procedemos dessa forma, as consequências logo aparecem.

Por isto, hoje vou listar neste artigo as principais doenças causadas pelo sedentarismo e também vou te ensinar as maneiras de evitar esses males.



Obesidade

Uma dos primeiros sinais de seus hábitos de vida são sedentários é o ganho de peso e acumulo de gordura corporal.

Uma vez que você não se exercita, toda a energia consumida nas refeições é armazenada pelo organismo, fazendo com que você fique mais e mais obeso(a) com o passar dos dias.



A obesidade é uma das primeiras doenças causadas pelo sedentarismo, a qual acaba acarretando, aliás, em várias outras.

Diabetes

Outro mal que surge em decorrência de uma vida sedentária. Uma pesquisa realizada em Chicago, EUA revelou que depois dos 20 anos, se a pessoa não se exercita, o IMC aumenta e com isso o risco do aparecimento do diabetes, pois o corpo fica mais resistente à insulina.

Lembrando que o diabetes ainda pode gerar em uma série de complicações, o que prejudica ainda mais a saúde.

Doenças do coração

A principais doenças causadas pelo sedentarismo são as cardíacas devido à obstrução (entupimento) das veias, artérias e vasos sanguíneos.

Quem é obeso tem dezenas de chances a mais de sofrer com pressão alta, ter um ataque cardíaco, acidentes vasculares e outros problemas do coração.

Osteoporose

A falta de atividades físicas também resulta no enfraquecimento do esqueleto, pois a quantidade de massa óssea reduz significativamente, ocasionando no desgaste das articulações e em ossos porosos (osteoporose).

À medida que a idade avança, o problema se torna perceptível, mas aí já pode ser tarde demais.

principais-doenças-causadas-pelo-cedentarismo

Outras doenças causadas pelo sedentarismo

Além de cada doença já citada acima, uma pessoa sedentária também corre os riscos de desenvolver problemas respiratórios, na coluna e muitos outros.

O aparecimento do câncer também é consequência de uma vida sedentária e acomete pessoas obesas já que há excesso de radicais livres no corpo.

Leia também: Emagrecer | Melhores dicas para emagrecer rápido

A depressão também pode surgir porque o indivíduo que é sedentário não costuma sair muito de casa e com isso deixa de se relacionar com as pessoas, acumulando ansiedade, estresse e diversos outros tipos de tensões do dia-a-dia.

Devido ao entupimento das veias, uma das doenças causadas pelo sedentarismo pode ser a trombose, quando algumas veia se rompe e o sangue coagula, infeccionando e matando as células da pele e dos músculos.

Como evitar tais doenças?

Como você pode ver, hábitos de vida sedentários não são nada bons e só trazem malefícios a sua saúde. Portanto, a melhor coisa que você tem a fazer é começar a se exercitar regularmente, nem que seja fazer uma caminhada todos os dias. O importante é não ficar parado.

Concluindo, se você é uma pessoa sedentária, espero que possa deixar de ser para o seu próprio bem-estar. Exercite-se e fortaleça sua saúde, evitando o aparecimento de tais doenças.

receitas-para-diabeticos-624X300
Um comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *