Quais os tipos de diabetes e como fazer a prevenção

receitas-para-diabeticos-300x250-2

Os tipos de diabetes existentes não são muitos, mas todos são um incômodo para o paciente já que, uma vez diagnosticada a doença, são necessárias mudanças que variam de amenas a drásticas na alimentação e hábitos de vida. Portanto, saiba mais sobre o assunto e aprenda a se prevenir!

Quais os tipos de diabetes?

Como eu disse mais acima, há tipos distintos dessa doença, os quais se diferem pelos sintomas, complicações consequentes e também pela forma de tratar, que deve ser específica em cada caso. Podemos citar os seguintes:

  • Diabetes Mellitus 1 e 2
  • Diabetes Insipidus
  • Diabetes gestacional

Lembrando que cada um vai ser tratado pelo profissional em endocrinologia, que poderá receitar o tratamento e/ou medicamentos indicados para o controle de insulina.



Os sintomas são parecidos, sendo boca seca, sede, inchaço de membros inferiores, muita vontade de urinar, dificuldade de cicatrização, aumento do apetite, etc.

Diabetes tipo 1

diabetes-tipo-1



Nesse quadro clínico, a pessoa adquire a doença porque o organismo produz pouca ou nenhuma insulina, o que faz com que a taxa de glicose sanguínea aumente. Dos tipos de diabetes existentes, este é o que se manifesta (normalmente) em crianças e adolescentes.

Diabetes tipo 2

diabetes-tipo-2

Geralmente atinge indivíduos que já estão na fase adulta, as quais são obesas (na maioria das vezes) e adeptas ao sedentarismo (falta de atividade física).

Pode surgir também por questões hereditárias, ou seja, caso os avós tenham, os pais podem desenvolver e os filhos também.

Leia também: Emagrecer | Melhores dicas para emagrecer rápido

Diabetes insipidus

É similar aos dois tipos de diabetes anteriores, porém o valor de açúcar na corrente sanguínea não é alterado. Surge normalmente por disfunção renal ou quando há alguma alteração no sistema nervoso. Nesse caso, há uma redução na produção do hormônio vasopressina, que é anti-diurético, ou os rins não conseguem reagir a ele e a pessoa fica com muita sede e vontade de urinar muitas vezes ao dia.

Diabetes gestacional

Com o próprio nome sugere, surge no período de gestação em decorrência de maus hábitos alimentares e da falta de atividade física. Normalmente, desaparece depois do parto, quando o organismo reestabiliza as taxas de insulina naturalmente.

Como fazer a prevenção

Todos os tipos de diabetes estão relacionados a hábitos de vida não saudáveis, ou seja, à falta de atividade física e à má alimentação. Portanto, se você não quiser desenvolver a doença, você não pode deixar de se exercitar e ter uma alimentação balanceada, principalmente se na sua família há casos de diabéticos.

Você que é pai/mãe deve incentivar seu(s) filho(s) a fazer pelo menos 1 tipo de exercício físico todos os dias, por exemplo. A melhor forma de incentivo é que você(s) pratiquem juntos. Além disso, algo muito importante é criar um cardápio saudável e manter uma alimentação balanceada, evitando frituras, gorduras em geral, doces e, principalmente, refrigerantes.

Não deixe de fazer exames de sangue de 6 em 6 meses, pois assim você vai poder conferir a taxa de açúcar no sangue. Faça o possível para prevenir e evitar o surgimento de um dos tipos de diabetes!

compartilhe

receitas-para-diabeticos-624X300

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *